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Crianças com altas habilidades e superdotação

Seu filho anda desinteressado nas aulas? Não quer ir para a escola sem motivo aparente? Tornou-se irritadiço e até agressivo? Não possui nenhum problema de saúde e não passou por nenhum trauma recente? A escola insiste em dizer que ele é hiperativo ou não consegue se concentrar? 

Ele pode ser uma criança com altas habilidade e superdotação. Portanto, para ele, tudo será muito desinteressante e fácil em sala de aula.

De acordo com a APAHSD (Associação Paulista para Altas Habilidades / Superdotação), as crianças com altas habilidades possuem necessidades educacionais especiais, com direitos garantidos pela legislação brasileira e internacional. Mas infelizmente, as iniciativas da sociedade brasileira para seu apoio são insuficientes.

As crianças superdotadas apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade nos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual, aptidão acadêmica, pensamento criador, capacidade de liderança, talento especial para arte, habilidades psicomotoras. Portanto, crianças superdotadas necessitam de atendimento educacional especializado.

As altas habilidades por lei, são consideradas EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ou seja, a educação especial é uma espécie de necessidade especial, assim como uma deficiência.

Por esses motivos, o alto habilidoso necessita de estímulos educacionais diferenciados, já que é imprescindível o aprofundamento nas matérias de interesse, nas quais o mesmo possui alta-habilidade, assim como o equilíbrio nas demais, nas quais provavelmente apresentará deficiência, pois normalmente costumam se interessar apenas pela área em que possuem aptidão especial.

Devido a falta de interesse do estado no cumprimento de suas responsabilidades, a fundação da APAHSD em 16 de abril de 2005 concentrou-se em identificar “Altos-Habilidosos” no estado de São Paulo com o objetivo de desenvolvê-los e orientar suas famílias, já que as estatísticas oficiais do Estado de São Paulo não apontavam a existência de “Alto-Habilidosos” na população paulista.

A partir da constatação da existência de Alto Habilidosos na população paulista, em uma porcentagem similar à indicada por organismos internacionais, iniciou-se a trajetória de luta da APAHSD pelo reconhecimento e atendimento dessa especificidade.

6-) Quantitativamente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta a porcentagem dos Alto Habilidosos em 5% por cento de qualquer população. Ou seja, em uma empresa com 1.000 funcionários, 50 teriam Altas Habilidades. Em uma escola com 500 alunos, 25 teriam Altas Habilidades. Seguindo este raciocínio, temos 4 milhões de superdotados em São Paulo. Entretanto, o índice da OMS leva em conta somente pessoas com Altas Habilidades cognitivas, ou seja, não estão incluídos neste índice Habilidades Artísticas, Corporais, Musicais, etc.. A estimativa que se faz, segundo pesquisas da APAHSD, é de que a porcentagem de Altos Habilidosos em uma população, seja de 10% (dez por cento), em média.


Características do AH

As crianças com Altas Habilidades não devem apresentar, necessariamente, todas as características abaixo.
(Dados extraídos de MEC 2007 – Quadro 5 – p.44)

1 – Aprende fácil e rapidamente.
2 – É original, imaginativo, criativo, não convencional.
3 – Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns.
4 – Pensa de forma incomum para resolver problemas.
5 – É persistente, independente, auto-direcionado (faz coisa sem que seja mandado).
6 – Persuasivo, é capaz de influenciar os outros.
7 – Mostra senso comum e pode não tolerar tolices.
8 – Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas.
9 - Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e a novos ambientes.
10 - É esperto ao fazer coisas com materiais comuns.
11 - Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.).
12 – Entende a importância da natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo etc.).
13 – Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente.
14 – Aprende facilmente novas línguas.
15 - Trabalhador independente.
16 – Tem bom julgamento, é lógico.
17 – É flexível e aberto.
18 – Versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica.
19 - Mostra sacadas e percepções incomuns.
20 - Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros.
21 - Apresenta excelente senso de humor.
22 – Resiste à rotina e à repetição.
23 – Expressa idéias e reações, freqüentemente de forma argumentativa.
24 - É sensível à verdade e à honra.

No caso de Alto Habilidosos Cognitivos:

1- Vocabulário avançado
2- Perfeccionismo
3- Críticos
4- Contestadores
5- Não gostam de rotina
6- Grande interesse por temas abordados por adultos
7- Facilidade de expressão
8- Desafia professor e colegas
9- Conseguem monopolizar atenção de professor e colegas
10-Preferem geralmente trabalhar de forma individual

Por causa da falta de estímulo recebido em casa e na escola, estas crianças podem apresentar:

1- Baixo rendimento escolar, por falta de interesse nos conteúdos ministrados pelas escola
2- Decepção e frustração por não se sentirem atendidos nem compreendidos.
3- Desinteresse nos estudos.
4- Comportamento inadequado. Muitas vezes confundido com: hiperativos, com crianças com distúrbios comportamentais ou déficit de concentração.

A Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação – APAHSD aplica avaliações pedagógicas para a detecção de crianças superdotadas. Essas avaliações são realizadas na primeira e terceira semana de cada mês. Todas as avaliações são precedidas de um procedimento; entrevista com os pais para verificação da necessidade da avaliação e orientação de dúvidas. Agendamento na secretaria pelos telefones 5092 2759 e 2339 3351.

 

 

 

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